Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resiliência

Olá pessoal

Mais uma vitória alcançada com muito esforço... Emagrecer vai muito além de perder peso... é um processo de mutação física e psicológica. 

Por isso, quero dividir com vocês um tema ainda não muito utilizado no ramo psicológico. 

Resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Empregado fortemente em tudo que nos propusermos a fazer, certamente, nos tornaremos uma pessoa resiliente em qualquer circunstancia da vida. 

Foi assim que me obstinei a mudar de vida. A obesidade me acompanha desde a infância, e por mais que eu deteste essa idéia, aprendi que devo procurar motivação todos os dias para aceita-la e supera-la. 

O fatalismo e a vitimação passam longe dos resilientes. Nunca pensam: "Tudo é difícil", "Não consigo mudar de rumo" ou "Ninguém faz nada por mim". Pelo contrário, arregaçam as mangas, para reverter a situação indesejável. E têm metas bem definidas - nada de grandes devaneios, como enriquecer, ficar famoso... perder 25 quilos em um mês... Plano, para eles, é algo concreto, acessível e realizável a curto prazo. 

Isso denomina-se escada-sonho: você elege um projeto e, quando ele está realizado, escolhe outro, que, concretizado, servirá de trampolim para mais uma etapa. Na minha  escada-sonho  me vi alcançar a meta de eliminar 10% do meu peso e sair de um IMC de risco. 10% do meu peso correspondia a 13 quilos. Fiz um plano para alcançar essa meta, estipulando cardápio e tempo. Comecei pelas substituições, passei para as quantidades, e por último agreguei tempo para as refeições. Minha meta para eliminar os 10% do peso não foi baseada em quanto tempo eu perderia determinados quilos, mas em quanto tempo eu conseguiria me adaptar a nova realidade. Os seis quilos iniciais que eliminei foram os mais difíceis pois ainda estava administrando emoções, aceitando a mudança de comportamento e aplicando em meio às dificuldades. Alcancei a meta de perder os 13 quilos 4 meses depois. Hoje estou com quase 15 kilos eliminados da minha vida, e já estipulei a próxima meta, que é alcançar IMC 33. Meu IMC está em 38, faltam apenas 9 quilos para alcançar esta meta.

  "Os projetos dos resilientes vêm acompanhados de imagens. Quem não consegue se projetar no futuro dificilmente realiza seus desejos."



Manual de superação

No momento da crise, formule uma explicação para o que está ocorrendo: analise as circunstâncias, a seqüência dos fatos e as razões do adversário. Tente entender os seus sentimentos em relação a tudo isso.Pense no que vai fazer quando sair da crise. Fica mais fácil suportar a dor ao se imaginar no futuro.

O tempo que rege o resiliente é o presente. Comece, agora, a mudar a situação indesejada: estude, trabalhe, seja livre.

Estabeleça vínculos com pessoas que podem representar coragem e estímulo. Mas não espere que uma delas faça o papel do salvador da pátria para resgatá-la do fundo do poço. A melhor saída é sempre aquela que você encontra.

Valorize as pequenas vitórias. Lembre-se de como as conquistou e veja que pode ousar de novo. Isso traz autoconfiança.

Não pense só em você, mas nos que vão se beneficiar da sua conquista ou tomar sua história como exemplo

E tudo começa no pensamento:

Presta atenção em seus pensamentos,pois eles se tornarão palavras. 
Presta atenção em suas palavras, pois elas se tornarão atos.
Presta atenção em seus atos, pois eles se tornarão hábitos. 
Presta atenção em seus hábitos, pois eles se tornarão seu caráter. 
Presta atenção em seu caráter, pois ele determinará o que vai acontecer com você.

Estou elaborando um manual dos resilientes voltado para tratamento de obesidade. Assim que estiver pronto eu aviso a todos...

bjos
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário