Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Frustrações - Um mal inevitável


Uma das competências emocionais mais importantes para a vida é a habilidade de lidar com as frustrações. Ninguém gosta de ser frustrado, embora a frustração faça parte do cotidiano de todas as pessoas. Entretanto, não há como participar da dinâmica da vida sem se deparar com desapontamentos, contratempos e outras adversidades que impedem a realização dos nossos planos. 

A realidade é que poucos conseguem assimilar com naturalidade o fato de que algo esperado não aconteça de acordo com o que foi previsto.O funcionário que esperava uma promoção que não veio,  o atleta que se preparou para uma vitória que não aconteceu, a pessoa que contava com alguém que a decepcionou,  o empreendedor que não consegue fazer o negócio decolar no tempo planejado...  O estudante que julgava merecer dez no trabalho e recebe uma nota inferior, o pai que pretendia passar o domingo com os filhos, mas que se depara com o fato de que eles preferiram passar o dia com os amigos,  a mulher que contava com uma comemoração do aniversário de casamento e o marido não lembrou da data,  a promoção dada como certa, mas que na última hora é dada a um colega, etc; 

A frustração não é uma opção, é uma emoção compulsória.Uma das formas de aprender a aceitar a frustração é levar em conta que as coisas não são sempre pessoais.  As pessoas têm suas próprias razões para fazer o que fazem, independentemente do que pensam ou sentem por você. 

Diminuir o grau de exigência em relação ao próprio desempenho é uma das principais medidas para não supervalorizar uma frustração. Nem sempre é possível acertar. Por isso, um erro, um esquecimento, uma falha que comprometa a performance desejada, não passam de inconvenientes. 

Não há tragédia alguma em errar. Uma vida cheia de interesses variados e um círculo significativo de relacionamentos, reduzem a importância de uma frustração. Mais do que tudo, cuidar da auto-estima e fortalecê-la é a melhor forma de passar pelas frustrações mirando novas realizações.

Sentimentos a flor da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário